Quem sou eu? Quem nós somos? Essa pergunta é constante na vida daqueles que buscam respostas para as situações que os perseguem. Pessoas que precisam saber primeiramente o que são para puder saber o que querem e aonde irão. No entanto, nós cristãos, seguimos uma relação não-cronológica desse entendimento. Primeiramente sabemos o que queremos, logo, sabemos aonde iremos e por tudo isso é que sabemos quem somos.
O que eu sou, o que você é, são questões que vem em terceiro plano, pois a prioridade é saber o que nos faz, o que nos motiva, tudo que nos molda, tudo que nos faz planejar, quando sabemos de tudo isso, quando sabemos o motivo de nossa existência, aí sim, sabemos quem somos. O que você quer? Pra onde você vai? Quem é você?
Sabe, as vezes nós achamos que conhecemos Deus. Nós aprendemos superficialmente sobre Ele e achamos que sabemos tudo a respeito, e muitas vezes, perguntas bem simples nos deixam confusos simplesmente porque não temos conhecimento sobre quem é Deus, sobre o que realmente o que Ele representa para nós.
O que queremos mais em nossas vidas nos dias de hoje? A nossa vida é cheia de desejos, nós queremos não apenas uma coisas, mas sim muitas coisas ao mesmo tempo! A nossa vida com Deus também deve representar uma constante busca de coisas que queremos, afinal, ele é o nosso Pai, e é através dele que podemos ter o que queremos.
Muitos jovens na bíblia tiveram esse principio, de buscar a Deus para alcançar seus anseios, mas o escolhido foi José. O que José queria? Bem, recapitulemos a história. José era um garoto que tinha quantos irmãos? Certo, ele tinha onze irmãos. Desses irmãos, um era filho de sua mãe, e os outros dez eram filhos de seu pai com outras esposas. Como Jose era tratado? José não era querido por os seus irmãos, pois eles tinham inveja porque seu pai demonstrava mais amor a Jose do que a todos os outros irmãos. O texto também fala que Jose ganhou uma túnica de presente do seu pai, ela era bonita, colorida. O que mais José podia querer? Ele era o filho querido do seu pai, ganhava presentes exclusivos, será que ele podia querer mais alguma coisa?
Mas a Bíblia conta que Jose tinha sonhos, sonhos que nem mesmo ele podia entender. As vezes conosco acontece a mesma coisa, temos sonhos que as vezes não entendemos ou interpretamos de forma errada, e quando não buscamos a ajuda de Deus, podemos acabar fazendo coisas erradas. E é justamente por isso que Deus deve sempre estar a frente dos nossos sonhos. Tudo que quisermos ter em nossas vidas deve estar depositado nas mãos de Deus.
José se tornou um grande líder. Ele sofreu, foi vendido, humilhado, preso, mas nunca abandonou ao seu Deus. Para onde José estava indo? Nem ele mesmo sabia, mas Deus sabia tudo por ele. Se você não sabe os sonhos de Deus para a sua vida, faça como José, entregue sua vida nas mãos de Deus e deixe que ele te guie. A recompensa de tudo isso você já sabe qual é, não sabe?
Já sabemos o que queremos, já sabemos para onde vamos, já está na hora de sabermos quem somos. José sempre soube que era o filho querido, mas isso não mudou o fato de todo o sofrimento que ele teria que enfrentar em sua vida. Muitas vezes nós só vemos aquilo que queremos ver. Se José após ter sido vendido tivesse continuado achando que era uma injustiça o que estava acontecendo, que ele não merecia, com certeza ele teria sido um escravo por toda a sua vida. Mas não foi a figura do pai terrestre que o prendeu e sim do Pai do céu. Este que nunca deixou de estar ao seu lado, e que teve que provar José para que ele recebesse a recompensa por sua fidelidade.
José foi abençoado por que sua vida foi posta nas mãos de Deus. Ele não era o que queria, ele era o que Deus queria que ele fosse. Você já pensou no que Deus quer que você seja? Você já perguntou para o seu Pai quais são os sonhos dele para a sua vida? Você realmente sabe quem é? Deus sempre soube que José seria um grande líder, José só soube quando de fato já o era. No entanto tinha uma coisa que José sabia, a única coisa que José soube durante toda a sua vida é que ele nunca deveria deixar de ouvir o seu Pai.
Quem sou eu? Quem é você? Espero que hoje você possa ter apenas uma resposta para essa pergunta: EU SOU O FILHO AMADO DEUS! Que este Pai de amor te faça um José e te acompanhe em todos os dias da tua vida.